Facebook lança serviço de compras coletivas nos EUA

29 de abril de 2011

Caçadores de ofertas, preparem-se: o Facebook já iniciou nos EUA as atividades com o serviço Check-in  Deals — um recurso que irá competir com sites como o Groupon e que inicialmente estará disponível em cinco cidades norte-americanas: San Francisco, Austin, Dallas, Atlanta e San Diego.

O Facebook revelou ao The New York Times que as ofertas adquiridas pelos usuários serão entregues via email e também aparecerão no Feed de Notícias. Os usuários que residem numa destas 5 cidades já têm acesso ao Deals e podem se inscrever para receber as notificações.

A primeira oferta foi realizada como parte do recurso de localização global do Facebook, o Locais (Places). Os check-ins estão ligados ao novo serviço e funcionam como um incentivo aos usuários para integrarem o Locais ao seu dia-a-dia, além de oferecer um atrativo aos comerciantes e grandes marcas para que também invistam na plataforma. Boa sacada, Mr. Zuckerberg!

Vale frisar que o novo Deals não será como os cupons do Foursquare, atribuídos após um check-in. Ele será mais parecido com um voucher do Groupon, o que significa que o usuário irá comprar um certificado para um determinado serviço ou produto com grande desconto (normalmente pela metade do preço), podendo então resgatá-lo mais tarde. 




Exemplos da nova geração do Facebook Deals incluem "boliche ilimitado com seis amigos por 60 dólares (75% de desconto)" e um "tour por uma vinícola de luxo com 25% de desconto".

Uma das principais novidades é a possibilidade de os usuários comprarem as ofertas utilizando os créditos do Facebook, o que estreita ainda mais o caminho entre as moedas e produtos reais e virtuais.

Se você não possui créditos ou gastou tudo investindo em sua fazendinha no FarmVille, fique tranquilo: os pagamentos também poderão ser feitos com cartão de crédito.