Google não permite que ex-funcionário lance livro chamado "Círculos Sociais"

13 de julho de 2011
Por trás de todo grande projeto existe um investimento pesado em pesquisas, e naturalmente com o Google+ não foi diferente. Mais do que isso, o trabalho de pesquisa rendeu frutos que agora estão gerando uma enorme polêmica.

Paul Adams era pesquisador do Google. Durante o processo de criação do Plus, Paul foi responsável direto pela elaboração do conceito de círculos e tinha a ideia de documentar tudo num livro. No entanto, a ideia foi prontamente barrada pelo Google. O motivo? Simples: Mr. Adams agora presta seus serviços a outra empresa. E 'coincidentemente', esta outra companhia é o Facebook.

Ele, que descreve o lançamento do livro como "bater em uma ex-namorada", tinha o aval de sua antiga empresa enquanto estava por lá, desde que aguardasse o lançamento do serviço. No entanto, hoje a história mudou de figura. Com a saída de Adams para seu principal concorrente, agora o Google tenta de todas as formas um bloqueio ad aeternum da publicação.

Adams afirma que "o livro não contém informações de propriedade da empresa, e que é baseado quase inteiramente em pesquisas com terceiros (principalmente universidades), além de que qualquer pesquisa que faça referência ao Google já é de domínio público".

No momento, Adams trabalha em um novo livro chamado Grouped (Agrupados), que deverá ser lançado em breve.