Enfim, Facebook ultrapassa orkut em número de usuários (Atualizado)

5 de setembro de 2011

Segundo pesquisas do Ibope/Nielsen Online divulgados pela revista IstoÉ Dinheiro, o Facebook é a rede social com o maior número de usuários únicos no Brasil desde julho. Tudo indicava que isso iria ocorrer, mas poucos apostavam que fosse acontecer tão rápido.

Atualização: Ibope não confirma a veracidade dos dados.

Nos últimos 7 anos o orkut se manteve implacável na liderança. Durante este período, cerca de 70% dos usuários de internet no Brasil, de todas as idades, já compartilharam fotos, scraps e mensagens nas comunidades do site. No entanto, a escassez de funções e novidades determinaram a vertiginosa queda.

O Facebook, por sua vez, trouxe consigo diversos aplicativos, games sociais, facilidade de compartilhamento de conteúdos e uma enorme quantidade de usuários espalhados pelo planeta. Muitas dessas funções, inclusive, foram copiadas pelo próprio orkut, embora não tenham surtido tanto efeito: é o caso do botão "Gostar?", semelhante ao "Curtir" da rede de Mark Zuckerberg.

Embora já seja um sucesso absoluto nos EUA e em grande parte da Europa e Ásia há bastante tempo, assumir a liderança de mercado no Brasil não foi tarefa fácil. A navegação, muitas vezes confusa para iniciantes, e a polêmica política de segurança inibiram consideravelmente o crescimento. No entanto, após o sucesso do filme A Rede Social, o avanço que já era notável tornou-se absurdamente grande. Para se ter ideia, nos últimos 12 meses, nada menos que 20 milhões de usuários únicos cadastraram-se no site.

Em queda livre, com a perda da coroa no Brasil e o recente lançamento do Google+, o que podemos esperar do Orkut? E você, ainda tem perfil ativo por lá?


ATUALIZAÇÃO: Confira abaixo o comunicado oficial emitido pelo instituto de pesquisa:


Esclarecimento
Referente a matéria da revista IstoÉ Dinheiro divulgada no final de semana
O IBOPE Nielsen Online esclarece que os dados de audiência de internet referentes a agosto ainda não foram finalizados, portanto, a empresa não confirma os dados publicados na matéria da revista IstoÉ Dinheiro desta semana e desconhece a fonte da reportagem.
Além disso, o IBOPE Nielsen Online esclarece também que, segundo sua política de divulgação, não divulga dados de players.