Atenção, dengue: o Google está de olho em você

7 de junho de 2011
Ferramenta usa dados agregados da pesquisa do Google para estimar a atividade da doença. Foto: Google/Reprodução Ferramenta usa dados agregados da pesquisa do Google para estimar a atividade da doença


Na última terça-feira (31) o Google anunciou a criação do "Dengue Trends", uma ferramenta que monitora buscas relacionadas à doença na Bolívia, no Brasil, na Índia, na Indonésia e em Cingapura e as associa aos dados oficiais destas localidades.

De acordo com a empresa, a ferramenta analisa os padrões de buscas e determina se os períodos em que as pessoas pesquisam mais sobre a dengue coincidem com um aumento no número de ocorrências da doença.


De acordo com Vikram Sahai, engenheiro de softwares do Google: "Usando dados sobre a ocorrência de casos da doença produzidos pela ONU e pelos Ministérios da Saúde dos países, conseguimos construir um modelo que oferece estimativas quase em tempo real da incidência da dengue, com base na popularidade dos termos de busca".

Padrões de busca

O Dengue Trends faz parte do Google Correlate, um serviço que relaciona as buscas no site com dados de pesquisas convencionais encomendadas por governos e organizações.


O projeto foi desenvolvido após o sucesso do Flu Trends, que monitorava as buscas sobre a gripe em 2009. Na época, autoridades de saúde utilizaram os dados do serviço para distribuir o tratamento para a população. O serviço, inclusive, foi requisitado junto ao Google para o monitoramento de outros assuntos.

via: BBC