Como a geolocalização irá revolucionar a prestação de serviços?

17 de maio de 2011

Fonte: Mashable (adaptação)
Os serviços de geolocalização têm surgido para os consumidores em todos os lugares, desde o Uber, que envia um motorista à sua porta duas vezes mais rápido do que um táxi, até o Bizzy, um aplicativo que mostra onde seus amigos jantaram recentemente e oferecem as suas recomendações.

Mas e quanto a empresa? Isso não deveria ser uma tecnologia revolucionária que transforma as empresas, ao invés de mudar apenas os hábitos de consumo? Bem, é. Em primeiro lugar, a computação em nuvem transforma as empresas, permitindo que os empregados estejam em movimento, enquanto permanecem conectados ao escritório. E agora a geolocalização está promovendo a transformação, especialmente na área de prestação de serviços. 
 
Até pouco tempo, tudo era feito em pranchetas, planilhas e Post-Its, com técnicos em atendimento externo e, no máximo, um telefone para contato com o escritório central. Entretanto, as novas soluções baseadas na nuvem podem entregar as Ordens de Serviço em tempo real, o acesso instantâneo a informações detalhadas, agendamentos e muito mais. Com a localização geográfica, o velho setor de prestação de serviços, de repente, se torna uma indústria de ponta. Veja alguns exemplos de como a geolocalização está sendo (ou pode ser) colocada em uso para a empresa:


  • Acompanhamento em tempo real, análise técnica da localização e status - agora você pode saber qual 'catástrofe' fez o técnico levar 8 horas para chegar até a sua casa. Os gerentes de prestação de serviços podem identificar a localização e analisar o tempo gasto na estrada ou preso no trânsito, o que ajuda a delegar funções ou re-atribuir trabalhos com base na proximidade entre o técnico e a demanda. 
  • Tecnologia de gestão de desempenho - A geolocalização ajuda os gestores a verem quando os técnicos estão desviando rotas, fazendo pausas longas, começando os trabalhos tarde e terminando cedo.
     
  • Monitoramentos mais precisos - O rastreador de posição pode também registrar automaticamente o tempo de chegada e partida, permitindo um faturamento mais preciso.
     
  • Rotas mais eficientes - Informação em tempo real da condição das rotas, com base em condições meteorológicas ou de tráfego.
  • Manter a equipe interligada, mesmo com o pé na estrada - Durante uma chamada de serviço, um técnico pode ter uma quantidade limitada de peças e ferramentas. Com a geolocalização é possível mostrar quais outros técnicos estão nas proximidades. Se os estoques são sincronizados, fica fácil ver quem tem a peça necessária e ir buscar com menos perda de tempo. O sistema também pode indicar a localização de uma loja mais próxima, onde o material necessário possa ser adquirido. Isso pode permitir que um reparo seja feito no mesmo dia, evitando assim uma remarcação da visita.

Melhor comunicação com o cliente - serviços de geolocalização e nuvem também podem beneficiar o cliente. Imagine uma mensagem automática, alertando que o técnico está a 15 minutos da casa dele!? Bom, ao menos você saberia que ele realmente está a caminho!
 
A tecnologia de geolocalização é apenas uma das muitas inovações que está fazendo a diferença e ajudando as empresas a repensarem a sua prestação de serviços. Qual outra evolução você gostaria de ver? Seria a geolocalização o futuro da prestação de serviços?