Após tentar a aquisição do Instagram, Facebook quer fazê-lo sumir do mapa.

26 de agosto de 2011

De acordo com um relatório publicado ontem no New York Times, o Facebook desistiu de vez de tentar a aquisição do Instagram. A meta agora é praticamente 'engolir' o popular serviço de imagens do iPhone, copiando seus melhores recursos e integrando à sua rede. 

Esse tipo de manobra já é clássica do Facebook - antes já haviam tentado adquirir o Foursquare e o Twitter. Como não conseguiram, acabaram por copiar suas melhores ideias. Existem questões morais sobre copias de serviços online, embora essa prática ocorra com frequência, e em alguns momentos no sentido inverso (oi, Google+!).


Por que o Instagram?

Os filtros do Instagram dão uma nova cara às fotos, mas a questão vai muito além disso. Com apenas 10 meses de idade, o serviço tem cerca de 10 milhões de usuários! Vale lembrar que ele é exclusivo para o iPhone, o que torna esse marco ainda mais impressionante. Já existem marcas engajadas na plataforma e, apesar do pouco tempo, já arrecadaram U$ 7,5 milhões em investimentos. Com mais de 150 milhões de fotos enviadas e uma comunidade muito ativa, eles tem um enorme potencial!


A título de curiosidade: na imagem acima, o rapaz à direita é ninguém menos que Mike Krieger, BRASILEIRO e criador do serviço!