Empresas de mídias sociais estariam supervalorizadas?

5 de agosto de 2011



Estaríamos vivenciando uma bolha tecnológica em ações de empresas de mídia social?

  • A Microsoft comprou o Skype por US$8,5 bilhões, numa das maiores aquisições da história da empresa;
  • A valorização do Facebook já supera a casa dos US$75 bilhões, para alegria (ou desespero) dos antigos sócios de Mark Zuckerberg, que prometeu a eles parte da empresa de volta. Estima-se que este valor ultrapasse US$100 bilhões até 2012;
  • Groupon pode atingir de 15 a 20 bilhões de dólares em valorização este ano;
  • Zynga, criador do game social FarmVille, já deixou para trás a marca dos US$10 bilhões em valorização.


A análise dos quadros financeiros dessas empresas também surpreende:

  • Twitter tem atualmente a maior relação receita-avaliação, com uma receita anual de US$ 150 milhões e avaliação de US$ 7,7 bilhões; 
  • Facebook espera uma avaliação de US$ 100 bilhões até 2012. Ele também tem a maior receita corrente anual - US$ 2 bilhões; 
  • Color Labs foi fundada em 2010, e atualmente não tem receita anual. Hoje é avaliado em US$ 41 milhões;
  • A mais antiga dessas empresas, o Skype, tem uma das mais baixas taxas de avaliação de receitas: "apenas" 9,8 vezes a sua receita anual.

O que você acha? Estamos mesmo numa bolha tecnológica ou as avaliações estão corretas, levando-se em conta o alcance e relevância delas nos dias de hoje? [Pamorama/adaptação]